16 de setembro de 2010

Contexto Histórico da década de 1880

Sabemos que a coca-cola surgiu na década de 1880, então pesquisei o contexto histórico da época:

Com a descentralização da industrialização na Europa, houve a ocorrência de inovações com transformações na produção industrial(marketing, planejamento, controle e política de vendas de forma gerar a economia de escala), a denominada Segunda Revolução Industrial.

As principais inovações ocorreram nas áreas de energia(petróleo), de indústrias( siderúrgica, na conversão de ferro para aço), de transporte( automóveis movidos a gasolina), de comunnicações(telefone, telégrafo sem fio), de ciências( pesquisas científicas sistemáticas - Coca-Cola).Além disso, houve a implantação da indústria alimentícia e textil, os chamados consumos diretos.

Ao final do séc. XIX, por pressões das classes operárias, foram estabelecidas leis sociais, sendo a mais significativa as normas trabalhistas.

Em consequêcia das inovações, houve a necessidade de busca de novos territórios, gerando conflitos, resolvidos na Conferência de Berlim( divisão territorial da África).

Em 1886, durante a inauguração da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, um farmaceutico de Atlanta, que adorava manipular fómulas medicinais, pesquisa a cura para dores de cabeça quando criou uma mistura de cor caramelo.Quando a mistura é levada a Jacob's Pharmacy, é colocada à venda por U$0,05 e experimentada por vários clientes, que acham a bebida muito especial. O contador da farmácia, Frank Robinson, vendo que a bebida fazia sucesso, batizou-a de Coca - Cola, escrevendo com sua própria caligrafia e, desde então, é escrita da mesma maneira.
Durante os primeiros anos, a farmácia vendia 9 copos da bebida por dia, o que seria equivalente a 237 ml. Após um século, a empresa The Coca - Cola Company já havia fabricado mais de 38 bilhões de litros da bebida.
Porém, o farmaceutico também era um homem de negócios e vendeu a empresa à Asa Griggs Candler, sendo assim o primeiro presidente da empresa The Coca - Cola Company, que começou a projetar a imagem da impresa, resultando na evolução de uma simples invensão para um grande negócio com fábrica produtoras em Dallas, Chicago e Los Angeles, apartir de 1895.
Mas apartir do ano de 1899, a aparência do produto era o que mais interessava aos comerciantes e advogados.Passado-se alguns anos, mais especificamente durante e pós a segunda guerra, a Coca - Cola, começa a produzir propagandas mostrando que as pessoas que bebem a bebida são felizes e alegres, quando na verdade não são.
A partir do início da década de 60 e 80, a Coca - Cola Company inicia seu expansionismo pelo mundo, modificando aspectos da fórmula original e tentando agradar aos consumidores de todo o mundo.
Até os dias de hoje, a Coca - Cola tenta respeitar a diversidade e as experiências de cada cultura de cada país.

Fontes: http://www.cocacolabrasil.com.br/conteudos.asp?primeiro=1&item=2&secao=39&conteudo=103&qtd_conteudos=1
http://74.125.155.132/scholar?q=cache:C-m1R6RrudUJ:scholar.google.com/+the+coca+cola+company&hl=pt-BR&lr=lang_pt&as_sdt=2000
Livro História em Documento,8º ano - Joelza Ester Rodrigue

Beijos =*

Marina Maia nº 27 9ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário