15 de setembro de 2010

a coca-cola "sustentável"

A grande empresa The Coca-Cola Company criou propostas para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos, escolheu fontes de energia sustentáveis para os processos de produção, refrigeração e transporte do produto, além de utilizar embalagens que prejudicam menos o meio ambiente. Todas essas propostas se uniram em uma campanha chamada “Viva positivamente”.
Segundo o projeto de sustentabilidade da empresa , “viver positivamente é o nosso compromisso de fazer uma diferença positiva no mundo, reestruturando o modo como vivemos e trabalhando para que a sustentabilidade seja parte de tudo o que fizermos.”
O que leva uma empresa a criar tantos recursos de sustentabilidade assim como a The Coca-Cola Company? Certamente não é só por gostar do mundo em que vivemos e querer preservá-lo assim.
Claro que esse projeto tem como objetivo direto ajudar o meio ambiente, porém, o que muitas das pessoas não enxergam é o objetivo indireto deste projeto.
Segundo Michel Epelbaum, nas empresas os investimentos a favor do meio ambiente sempre foram acarretados como 'custos adicionais', que são despesas que as empresas geram para o aumento da produção e dos lucros. Apesar desse investimento 'verde' não gerar lucros diretamente, ele faz uma fatia da população mais aculturada ter preferência aos produtos de empresas “verdes”.
Isso começou a acontecer logo após a década de 1980, onde os impactos ambientais foram enormes e parte da população percebeu que se não tomasse atitudes o planeta não resistiria aos danos. Vivemos em um sistema capitalista altamente rigoroso e essas decisões a favor do meio ambiente, onde se gasta muito dinheiro e os resultados não estão garantidos, não são feitas sem motivo capitalista. No caso em questão, o motivo seria o provável ganho de um mercado consumidor em que a preferência está voltada aos produtos verdes.
Segundo Pedro Procópio e Marília Sá, os anos 90 foram marcados pela atuação da coca cola Brasil, principalmente, nas áreas ambientais. Os projetos “cuidando” do meio ambiente começam a ser feitos e o famoso urso polar da coca-cola entra para a história do marketing quando em 1933 ele faz sua primeira “aparição” nos comerciais. Esse ursinho carismático pode ser relacionado com o aquecimento global e o risco de extinção desse animal, outra “apelação” da marca para mostrar-se ecologicamente correta.
---
Esse vai ser um dos subtemas do nosso artigo científico.
Bruna Mayer Costa
beeijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário