16 de setembro de 2010

O artigo quase pronto :D

olha só pessoal, depois de muuuito esforço e dedicação, o artigo está quase pronto *-* só falta escrever o titulo, resumo, palavras chave, considerações finais e bibliografia. Alguma sugestão? :*
segue abaixo o artigo ---

INTRODUÇÃO: Existem grandes impactos ambientais causados pelos nossos bens de consumo, como é o caso da Coca-Cola. Talvez ela seja a marca de refrigerante mais conhecida do mundo, mas o que poucos sabem é o que ela pode causar no meio ambiente. Algumas pessoas costumam usar a Coca-Cola como ácido, desentupidor de privadas e de pias, laxante, removedor de graxa e de sangue e até como corroedor de metais.
Diante dessas informações, buscamos saber: Quais impactos ambientais a empresa The Coca-Cola Co. provoca no ambiente por meio da produção, transporte e extração da matéria prima de seus produtos?
O Congresso Virtual Marista de Biodiversidade foi o evento em que achamos a oportunidade para tentar responder à pergunta. O tema em que a pergunta se enquadra é o segundo: a investigação do mundo pelo qual o ser humano interfere nos processos que regulam os ecossistemas e os efeitos dessas alterações sobre o ser humano. Colocaremos a nossa pergunta ao tema dois de modo que nosso artigo científico mostre as alterações nos ecossistemas que a empresa The Coca-Cola Co. pode causar.
A empresa The Coca-Coca Co. causa vários impactos ambientais e por meio de atos a favor do meio ambiente procura esconde-los. Com isso, além de ficar com aspecto de “empresa verde” ela acaba ganhando uma parte do mercado consumidor.
HISTORICO: Com a descentralização da industrialização na Europa, houve a ocorrência de inovações com transformações na produção industrial(marketing, planejamento, controle e política de vendas de forma gerar a economia de escala), a denominada Segunda Revolução Industrial.

As principais inovações ocorreram nas áreas de energia(petróleo), de indústrias( siderúrgica, na conversão de ferro para aço), de transporte( automóveis movidos a gasolina), de comunnicações(telefone, telégrafo sem fio), de ciências( pesquisas científicas sistemáticas - Coca-Cola).Além disso, houve a implantação da indústria alimentícia e textil, os chamados consumos diretos.

Ao final do séc. XIX, por pressões das classes operárias, foram estabelecidas leis sociais, sendo a mais significativa as normas trabalhistas.

Em consequêcia das inovações, houve a necessidade de busca de novos territórios, gerando conflitos, resolvidos na Conferência de Berlim( divisão territorial da África).

Em 1886, durante a inauguração da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, um farmaceutico de Atlanta, que adorava manipular fómulas medicinais, pesquisa a cura para dores de cabeça quando criou uma mistura de cor caramelo.Quando a mistura é levada a Jacob's Pharmacy, é colocada à venda por U$0,05 e experimentada por vários clientes, que acham a bebida muito especial. O contador da farmácia, Frank Robinson, vendo que a bebida fazia sucesso, batizou-a de Coca - Cola, escrevendo com sua própria caligrafia e, desde então, é escrita da mesma maneira.

Durante os primeiros anos, a farmácia vendia 9 copos da bebida por dia, o que seria equivalente a 237 ml. Após um século, a empresa The Coca - Cola Company já havia fabricado mais de 38 bilhões de litros da bebida.

Porém, o farmaceutico também era um homem de negócios e vendeu a empresa à Asa Griggs Candler, sendo assim o primeiro presidente da empresa The Coca - Cola Company, que começou a projetar a imagem da impresa, resultando na evolução de uma simples invensão para um grande negócio com fábrica produtoras em Dallas, Chicago e Los Angeles, apartir de 1895.

Mas apartir do ano de 1899, a aparência do produto era o que mais interessava aos comerciantes e advogados.Passado-se alguns anos, mais especificamente durante e pós a segunda guerra, a Coca - Cola, começa a produzir propagandas mostrando que as pessoas que bebem a bebida são felizes e alegres, quando na verdade não são.

A partir do início da década de 60 e 80, a Coca - Cola Company inicia seu expansionismo pelo mundo, modificando aspectos da fórmula original e tentando agradar aos consumidores de todo o mundo.

Até os dias de hoje, a Coca - Cola tenta respeitar a diversidade e as experiências de cada cultura de cada país.

MOTIVOS PARA A CRIAÇÃO: Em 1886, um farmacêutico de nome John Pemberton, que era motivado por criação de fórmulas medicinais, buscando uma solução para tratamento de dores de cabeça, inventou um produto que futuramente seria um dos líquidos mais consumidos no mundo e com isso responsável pelo sucesso de uma das maiores companhias multinacionais – a Coca Cola.
No início, o farmacêutico teve como resultado, da manipulação da fórmula, um líquido de cor caramelo, que após misturado com água gasosa foi apresentado na farmácia Jacob’s Pharmacy para apreciação de alguns clientes. Esses clientes gostaram e admiraram o seu sabor.
Com esse interesse percebido no produto, ele passou a ser vendido, chegando ao total de 9 copos (237 ml) por dia, ao preço de US$ 0,05 cada.
Frank Robinson, contador e sócio do farmacêutico, criou a marca do produto, batizando-a de Coca Cola. E uma curiosidade a respeito disso, é que quando criou o nome, compôs com sua caligrafia e a marca Coca Cola é escrita desta maneira até hoje.
Oficialmente, a inauguração do produto que conhecemos hoje foi em 08/05/1886.
Não sendo muito bom no ramo empresarial, John Pemberton vendeu a fórmula da Coca Cola para a empresa Asa Griggs Candler pelo valor de US$ 2.300,00. Essa empresa com seu presidente, Candler, através de suas técnicas de marketing, transformou a Coca Cola no fenômeno atual.

PROCESSOS DE PRODUÇÃO: Para chegarmos na substância da Coca-Cola, ela passa por várias etapas e transformações: preparo de xaropes, preparação da água, envase (processo de colocar a bebida na garrafa) e por fim o empacotamento.
A primeira etapa é subdividida em outras duas outras. Inicialmente, os xaropes são pesadas e misturados, e após esse preparo, denominado kits, essa substância é acrescentada ao açúcar ou adoçante (somente para os sabores dites).
Após isso, essa substância é agitada por hélices até se tornar homogênea. Assim, ela é levada para ser engarrafada, em que as garrafas Pets são totalmente lavadas. Envasadas, ela são transportadas para esteiras cujo recebem água junto com água carbonizada gasosa.
IMPACTOS AMBIENTAIS: Ao produzir um bem de consumo são usadas técnicas que podem gerar impactos ambientais. No caso da produção da Coca-Cola, esses impactos são grandes e trazem riscos para o planeta. Adverte-se que: a produção do bem de consumo envolveria plantio e extração de matérias-primas, transporte das matérias-primas, a produção do bem de consumo em si (fábricas e indústrias), finalização do produto e finalmente o transporte para o local de vendas.
Quanto à plantação de matérias-primas, como o café, podemos concluir que antes, o local de terra fértil em que esta matéria-prima está plantada, estava tomada por plantas nativas as quais filtrariam o ar, retirando parte do CO2 (gás carbônico). Essa contribuição que as plantas fazem ajuda a desacelerar o processo de aquecimento global.
Outro dos processos que pode levar ao aquecimento global é o transporte tanto das matérias primas, quanto do produto finalizado. A empresa The Coca-Cola Company utiliza diesel como combustível para seus meios de transporte. A queima do diesel libera SO2(dióxido de enxofre) e CO2(gás carbônico).
O gás carbônico é um gás estufa, ou seja, ele retém o calor na atmosfera. Em excesso esse gás irá reter um calor que é desnecessário e dependendo da quantidade, pode ser prejudicial ao meio ambiente.
“O equilíbrio de gases na atmosfera da terra cria condições adequadas á existência de vida. Um excesso de dióxido de carbono na atmosfera pode deixar a terra superaquecida e torná-la igual a Venus. A superfície de Venus tem uma temperatura de 480ºC. Isto torna impossível a sobrevivência de plantas e animais naquele planeta.”
Outro impacto ambiental que pode ser causado pela produção da Coca-Cola é a chuva ácida. O diesel do combustível é queimado e libera-se SO2 (dióxido de enxofre). O SO2 reage com a água (H2O) das nuvens e do ar;
SO2 + H2O  H2SO3
H2SO3 é um dos ácidos da chuva ácida. É o ácido sulfuroso.
Ao entrar em contato com as plantas, a chuva ácida pode degradá-las. A chuva ácida também pode retirar o O2 das águas e corroer os esqueletos dos animais marinhos
COCA-COLA SUSTENTÁVEL: A grande empresa The Coca-Cola Company criou propostas para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos, escolheu fontes de energia sustentáveis para os processos de produção, refrigeração e transporte do produto, além de utilizar embalagens que prejudicam menos o meio ambiente. Todas essas propostas se uniram em uma campanha chamada “Viva positivamente”.
Segundo o projeto de sustentabilidade da empresa , “viver positivamente é o nosso compromisso de fazer uma diferença positiva no mundo, reestruturando o modo como vivemos e trabalhando para que a sustentabilidade seja parte de tudo o que fizermos.”
O que leva uma empresa a criar tantos recursos de sustentabilidade assim como a The Coca-Cola Company? Certamente não é só por gostar do mundo em que vivemos e querer preservá-lo assim.
Claro que esse projeto tem como objetivo direto ajudar o meio ambiente, porém, o que muitas das pessoas não enxergam é o objetivo indireto deste projeto.
Segundo Michel Epelbaum, nas empresas os investimentos a favor do meio ambiente sempre foram acarretados como 'custos adicionais', que são despesas que as empresas geram para o aumento da produção e dos lucros. Apesar desse investimento 'verde' não gerar lucros diretamente, ele faz uma fatia da população mais aculturada ter preferência aos produtos de empresas “verdes”.
Isso começou a acontecer logo após a década de 1980, onde os impactos ambientais foram enormes e parte da população percebeu que se não tomasse atitudes o planeta não resistiria aos danos. Vivemos em um sistema capitalista altamente rigoroso e essas decisões a favor do meio ambiente, onde se gasta muito dinheiro e os resultados não estão garantidos, não são feitas sem motivo capitalista. No caso em questão, o motivo seria o provável ganho de um mercado consumidor em que a preferência está voltada aos produtos verdes.
Segundo Pedro Procópio e Marília Sá, os anos 90 foram marcados pela atuação da coca cola Brasil, principalmente, nas áreas ambientais. Os projetos “cuidando” do meio ambiente começam a ser feitos e o famoso urso polar da coca-cola entra para a história do marketing quando em 1933 ele faz sua primeira “aparição” nos comerciais. Esse ursinho carismático pode ser relacionado com o aquecimento global e o risco de extinção desse animal, outra “apelação” da marca para mostrar-se ecologicamente correta.


beeeijos gente :*

Contexto Histórico da década de 1880

Sabemos que a coca-cola surgiu na década de 1880, então pesquisei o contexto histórico da época:

Com a descentralização da industrialização na Europa, houve a ocorrência de inovações com transformações na produção industrial(marketing, planejamento, controle e política de vendas de forma gerar a economia de escala), a denominada Segunda Revolução Industrial.

As principais inovações ocorreram nas áreas de energia(petróleo), de indústrias( siderúrgica, na conversão de ferro para aço), de transporte( automóveis movidos a gasolina), de comunnicações(telefone, telégrafo sem fio), de ciências( pesquisas científicas sistemáticas - Coca-Cola).Além disso, houve a implantação da indústria alimentícia e textil, os chamados consumos diretos.

Ao final do séc. XIX, por pressões das classes operárias, foram estabelecidas leis sociais, sendo a mais significativa as normas trabalhistas.

Em consequêcia das inovações, houve a necessidade de busca de novos territórios, gerando conflitos, resolvidos na Conferência de Berlim( divisão territorial da África).

Em 1886, durante a inauguração da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, um farmaceutico de Atlanta, que adorava manipular fómulas medicinais, pesquisa a cura para dores de cabeça quando criou uma mistura de cor caramelo.Quando a mistura é levada a Jacob's Pharmacy, é colocada à venda por U$0,05 e experimentada por vários clientes, que acham a bebida muito especial. O contador da farmácia, Frank Robinson, vendo que a bebida fazia sucesso, batizou-a de Coca - Cola, escrevendo com sua própria caligrafia e, desde então, é escrita da mesma maneira.
Durante os primeiros anos, a farmácia vendia 9 copos da bebida por dia, o que seria equivalente a 237 ml. Após um século, a empresa The Coca - Cola Company já havia fabricado mais de 38 bilhões de litros da bebida.
Porém, o farmaceutico também era um homem de negócios e vendeu a empresa à Asa Griggs Candler, sendo assim o primeiro presidente da empresa The Coca - Cola Company, que começou a projetar a imagem da impresa, resultando na evolução de uma simples invensão para um grande negócio com fábrica produtoras em Dallas, Chicago e Los Angeles, apartir de 1895.
Mas apartir do ano de 1899, a aparência do produto era o que mais interessava aos comerciantes e advogados.Passado-se alguns anos, mais especificamente durante e pós a segunda guerra, a Coca - Cola, começa a produzir propagandas mostrando que as pessoas que bebem a bebida são felizes e alegres, quando na verdade não são.
A partir do início da década de 60 e 80, a Coca - Cola Company inicia seu expansionismo pelo mundo, modificando aspectos da fórmula original e tentando agradar aos consumidores de todo o mundo.
Até os dias de hoje, a Coca - Cola tenta respeitar a diversidade e as experiências de cada cultura de cada país.

Fontes: http://www.cocacolabrasil.com.br/conteudos.asp?primeiro=1&item=2&secao=39&conteudo=103&qtd_conteudos=1
http://74.125.155.132/scholar?q=cache:C-m1R6RrudUJ:scholar.google.com/+the+coca+cola+company&hl=pt-BR&lr=lang_pt&as_sdt=2000
Livro História em Documento,8º ano - Joelza Ester Rodrigue

Beijos =*

Marina Maia nº 27 9ºA

15 de setembro de 2010

Desenvolvendo ...

Agora vamos ao desenvolvimento do texto, onde explicarei sobre os processos de produção dos refrigerantes em geral:

Podemos classificar o processo de produção dos refrigerantes em quatro etapas principais: tratamento da água, preparo dos xaropes, processo de colocar o líquido na garrafa(envase) e por fim o empacotamento.

A primeira etapa então é subdividida em outras duas. Na primeira os ingredientes (xaropes) são pesados e misturados e após essa etapa denominada kits, essa substância é acrescentada ao açúcar ou adoçante (somente para os sabores diets).

Após isso, essa substância é agitada por hélices até se tornar uma substância homogênea. Assim ela é levada para ser engarrafada, onde as garrafas Pets são totalmente lavadas. Envasadas, acrescentam água para se tornar finalmente o líquido pronto.

Por fim, as garrafas são fechadas, lacradas, rotuladas, empacotadas e então levadas para o estoque.

O processo de produção dos refrigerantes nem sempre são seguidos rigorosamente, podendo haver algum dano no produto final. Deve ser seguido com muito rigor.

a coca-cola "sustentável"

A grande empresa The Coca-Cola Company criou propostas para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos, escolheu fontes de energia sustentáveis para os processos de produção, refrigeração e transporte do produto, além de utilizar embalagens que prejudicam menos o meio ambiente. Todas essas propostas se uniram em uma campanha chamada “Viva positivamente”.
Segundo o projeto de sustentabilidade da empresa , “viver positivamente é o nosso compromisso de fazer uma diferença positiva no mundo, reestruturando o modo como vivemos e trabalhando para que a sustentabilidade seja parte de tudo o que fizermos.”
O que leva uma empresa a criar tantos recursos de sustentabilidade assim como a The Coca-Cola Company? Certamente não é só por gostar do mundo em que vivemos e querer preservá-lo assim.
Claro que esse projeto tem como objetivo direto ajudar o meio ambiente, porém, o que muitas das pessoas não enxergam é o objetivo indireto deste projeto.
Segundo Michel Epelbaum, nas empresas os investimentos a favor do meio ambiente sempre foram acarretados como 'custos adicionais', que são despesas que as empresas geram para o aumento da produção e dos lucros. Apesar desse investimento 'verde' não gerar lucros diretamente, ele faz uma fatia da população mais aculturada ter preferência aos produtos de empresas “verdes”.
Isso começou a acontecer logo após a década de 1980, onde os impactos ambientais foram enormes e parte da população percebeu que se não tomasse atitudes o planeta não resistiria aos danos. Vivemos em um sistema capitalista altamente rigoroso e essas decisões a favor do meio ambiente, onde se gasta muito dinheiro e os resultados não estão garantidos, não são feitas sem motivo capitalista. No caso em questão, o motivo seria o provável ganho de um mercado consumidor em que a preferência está voltada aos produtos verdes.
Segundo Pedro Procópio e Marília Sá, os anos 90 foram marcados pela atuação da coca cola Brasil, principalmente, nas áreas ambientais. Os projetos “cuidando” do meio ambiente começam a ser feitos e o famoso urso polar da coca-cola entra para a história do marketing quando em 1933 ele faz sua primeira “aparição” nos comerciais. Esse ursinho carismático pode ser relacionado com o aquecimento global e o risco de extinção desse animal, outra “apelação” da marca para mostrar-se ecologicamente correta.
---
Esse vai ser um dos subtemas do nosso artigo científico.
Bruna Mayer Costa
beeijos :*

Desenvolvimento da tese

Nosso grupo esta progredindo e agora eu vou mostrar o desenvolvimentos onde defenderei a tese com alguns argumentos.

http://www.cocacolabrasil.com.br/conteudos.asp?item=1&secao=48&conteudo=139
Tipos de impactos ambientais.

*A coca cola é responsável por uma grande emissão de combustível pelo seu setor de transportes, e com isso seu principal combustível é o óleo diesel gerando danos ao meio ambiente (a queima de óleo diesel libera SO2 e CO2 que geram aquecimento global e chuva ácida)
-Solução: A implantação do projeto Biodiesel em 2005, cujo projeto piloto adicionava 5% de biodiesel ao combustível de 140 caminhões. Com isso houve uma redução da emissão de CO2 em 430 toneladas/ano.

*Com a emissão de poluentes da sua fabrição
-Solução: A Coca-Cola Brasil começou esse processo já em 1997 com o projeto Qualidade do Ar através do qual a emissão de poluentes foi reduzida em 12%.

* Com o grande peso das embalagens PET da coca cola interfere bastante,como a garrafa pet leva muito tempo para se decompor na naturaza, se ela não for reciclada acaba gerando acumulo de lixo.
-Solução :A coca cola esta reduzindo o peso das embalagens,e com o Programa Reciclou, Ganhou(desde 1996) ajudou bastante na redução

È isso minha gente podemos ver que a coca cola tem muito no que melhorar mais não significa que não começou.
Gabriela F Varejão 9º A
Beijos

A História da Coca Cola

Bom aqui vai a história da coca cola:

Em 1886, durante a inauguração da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, um farmaceutico de Atlanta, que adorava manipular fómulas medicinais, pesquisa a cura para dores de cabeça quando criou uma mistura de cor caramelo.Quando a mistura é levada a Jacob's Pharmacy, é colocada à venda por U$0,05 e experimentada por vários clientes, que acham a bebida muito especial. O contador da farmácia, Frank Robinson, vendo que a bebida fazia sucesso, batizou-a de Coca - Cola, escrevendo com sua própria caligrafia e, desde então, é escrita da mesma maneira.
Durante os primeiros anos, a farmácia vendia 9 copos da bebida por dia, o que seria equivalente a 237 ml. Após um século, a empresa The Coca - Cola Company já havia fabricado mais de 38 bilhões de litros da bebida.
Porém, o farmaceutico também era um homem de negócios e vendeu a empresa à Asa Griggs Candler, sendo assim o primeiro presidente da empresa The Coca - Cola Company, que começou a projetar a imagem da impresa, resultando na evolução de uma simples invensão para um grande negócio com fábrica produtoras em Dallas, Chicago e Los Angeles, apartir de 1895.
Mas apartir do ano de 1899, a aparência do produto era o que mais interessava aos comerciantes e advogados.Passado-se alguns anos, mais especificamente durante e pós a segunda guerra, a Coca - Cola, começa a produzir propagandas mostrando que as pessoas que bebem a bebida são felizes e alegres, quando na verdade não são.
A partir do início da década de 60 e 80, a Coca - Cola Company inicia seu expansionismo pelo mundo, modificando aspectos da fórmula original e tentando agradar aos consumidores de todo o mundo.
Até os dias de hoje, a Coca - Cola tenta respeitar a diversidade e as experiências de cada cultura de cada país.

Fonte: http://www.cocacolabrasil.com.br/conteudos.asp?primeiro=1&item=2&secao=39&conteudo=103&qtd_conteudos=1
http://74.125.155.132/scholar?q=cache:C-m1R6RrudUJ:scholar.google.com/+the+coca+cola+company&hl=pt-BR&lr=lang_pt&as_sdt=2000

8 de setembro de 2010

Introdução do artigo :D

olá pessoal ;D
Finalmente, depois de muito esforço e pesquisa, começamos a redigir nosso artigo cientifico :DDD

Abaixo segue a introdução do artigo :*


   Se pensarmos nos impactos ambientais que as produçoes dos nossos bens de consumo causam, ficariamos chocados.
   Um desses bens de consumo é a Coca-Cola. Talvez ela seja a marca de refrigerante mais conhecida do mundo, mas o que poucos sabem é o que ela pode causar no meio ambiente. Temos as informações,não garantidas, de que a "coca" pode funcionar como ácido, como desentupidor de privadas, laxante, removedor de graxa e de sangue e pode até corroer metais.
   Diante dessas informações, buscamos saber quais as alterações o processo de produção da coca-cola (industria, extração de materia prima, finalização do produto,...) pode causar no meio ambiente.
   O congresso virtual marista de biodiversidade foi o evento em que achamos oportunidades para tentar responder à pergunta proposta. O tema em que a pergunta de enquadra é o 2º. a investigação do modo pelo qual o ser humano interfere nos processos que regulam os ecossistemas e os efeitos dessas alterações sobre o ser humano. Colocaremos a nossa pergunta ao tema 2 de modo que o nosso artigo científico mostre as alterações nos ecossistemas que a produção da coca-cola pode causar.

bom pessoal, é isso. Gostaram?
Alguma sugestão ou dúvida, só deixar nos comentarios.
Beeijos :*